Ambulância Tipo A: o que é, para que serve e quando utilizar?
Publicado em: 26/11/2022
Sobre o que vamos falar hoje:
- As ambulâncias Tipo A são veículos fundamentais para auxiliar pessoas que precisam de um atendimento médico, mas que não conseguem se locomover sozinhas.
- No artigo de hoje, você vai conhecer detalhadamente o que é uma Ambulância de Tipo A, em quais situações ela pode ser utilizada e quais são as suas diferenças para os outros modelos.
- Além disso, você também vai descobrir quais são os equipamentos que precisam compor uma ambulância desse modelo e porque existem instituições que precisam adquiri-la.
- Portanto, se você quiser adquirir uma Ambulância Tipo A completamente moderna e tecnológica, clique no botão abaixo e confira nossa Ambulância Renault Master - Tipo A.
Ambulâncias são uns dos veículos mais importantes para a manutenção da vida numa sociedade. Através desses carros, todos nós nos sentimos mais seguros e podemos ser atendidos rapidamente, podendo ser levados até um hospital.
Por meio do atendimento de ambulâncias, jovens, idosos e até mesmo crianças neonatais podem ter um tratamento imediato ou serem removidas de um local para uma unidade hospitalar.
Empresas com área protegida, promotoras de eventos esportivos, clínicas de atendimento em casa (home care), além das unidades hospitalares precisam adquirir uma ambulância se quiserem dar segurança, comodidade e um atendimento de qualidade aos seus pacientes.
No artigo de hoje, você vai descobrir tudo sobre um dos tipos de ambulâncias mais importantes do mercado, que tem a capacidade de tornar o processo de atendimento médico mais ágil e efetivo: A ambulância Tipo A.
O que é uma Ambulância Tipo A?
Os tipos de ambulâncias se classificam pelo tipo de serviço a que cada ambulância é destinada fazer. De acordo com suas adaptações estruturais, o veículo poderá ser classificado entre os tipos A, B, C e D.
No caso de uma Ambulância Tipo A, este veículo é totalmente adaptado para os serviços de remoção simples, sendo toda a sua infraestrutura e equipamentos voltados para a manutenção da vida do paciente.
Esse tipo de ambulância é considerado o mais simples de todos, e, consequentemente, o mais barato, pois o serviço que ele é adaptado para fazer não é tão complexo e não exige o uso de equipamentos para salvamento.
Os principais serviços prestados através da Ambulância do Tipo A são a remoção de pacientes e atendimento à domicílio. Conheça com mais detalhes, logo abaixo, quando é solicitado o serviço de ambulância de Tipo A.
Quando utilizar e para que serve a Ambulância Tipo A?
As ambulâncias Tipo A são veículos destinados ao Suporte Básico à saúde dos pacientes. As pessoas que são atendidas através desse veículo são as que precisam de tratamento hospitalar, mas que ainda assim não têm qualquer risco de vida.
Confira abaixo em quais situações deve-se utilizar a Ambulância Tipo A:
1. Remoções Simples
O serviço de remoção simples (ou remoção de pacientes) consiste no transporte de um paciente de quadro clínico estável, sem risco de morte, do local em que ele se encontra até uma unidade hospitalar.
Geralmente, o serviço de remoção é realizado transportando um paciente de sua casa até o hospital, pois, apesar de estar com o quadro clínico estável, não é possível que ele consiga se locomover até uma unidade médica.
Não podendo se deslocar, seja por conta de suas próprias condições de saúde ou por não ter ninguém para transportá-lo, o paciente (ou seu responsável) solicita o serviço de remoção de paciente.
+ Dica: quer saber mais sobre o serviço de remoção de pacientes? Então leia nosso artigo “Remoção de pacientes: tudo o que você precisa saber sobre o assunto”.
2. Transporte inter-hospitalar
O transporte de pacientes em quadro clínico estável, sem risco de morte, de um hospital a outro também pode e deve ser realizado por Ambulâncias do Tipo A.
Isso acontece, normalmente, em situações em que um paciente precisa ser encaminhado para outro hospital, por motivos de realização de exames médicos ou para dar andamento ao seu tratamento.
Assim, um paciente que precisa fazer as obrigações impostas pelo seu tratamento em outro hospital, consegue ser transportado com máximo conforto e segurança que a Ambulância Tipo A pode lhe oferecer.
3. Atendimento Homecare
Outro serviço no qual a Ambulância Tipo A é fundamental é o atendimento homecare, em outras palavras: o atendimento a domicílio.
Em geral, pessoas que precisam desse tipo de atendimento são aquelas que fazem tratamento contínuo em casa, com a supervisão de uma enfermeira ou de algum outro responsável.
No caso do Home Care, uma equipe médica é destinada à casa do paciente para aplicar alguma etapa do tratamento no paciente, sem precisar necessariamente transportá-lo até uma unidade hospitalar.
4. Eventos esportivos e festivos
Normalmente, eventos esportivos (como jogos de futebol, por exemplo) e festivos (como shows de artistas famosos) são sempre locais onde há grande conglomerado de pessoas. Ou seja: um local onde há alto risco de que aconteça algum incidente.
Para que esses eventos ocorram com segurança, de modo que, caso aconteça algum acidente, as pessoas possam ter o socorro e o auxílio de uma ambulância para levá-las até um hospital.
Assim, as instituições que promovem eventos esportivos e festivos podem adquirir também uma ambulância, visando tornar seus eventos mais seguros para todos que deles participarem.
Quais as diferenças desse tipo de Ambulância?
Diferentemente dos outros tipos de ambulâncias (B, C e D), a Ambulância Tipo A é adaptada para a prestação de serviço de Suporte Básico à vida, ou seja: não se trata de um veículo que sirva para resgate de acidentados ou salvamento de pacientes graves.
No caso da Ambulância de tipo A, o paciente atendido precisa estar livre de qualquer risco de morte para que seja transportado através desse veículo. Além disso, os equipamentos contidos dentro do carro são limitados para o atendimento de Suporte Básico.
Confira abaixo quais são esses equipamentos.
Quais equipamentos devem conter?
A quantidade de equipamentos contidos numa Ambulância Tipo A é um pouco menor do que as dos outros tipos. Como dito anteriormente, a Ambulância de Tipo A é aquela adaptada para o transporte de pacientes sem qualquer risco de vida.
Portanto, essa ambulância contém os seguintes itens:
- maca com rodas;
- sinalizador acústico e ócio;
- suporte para soro; e
- cilindro de oxigênio.
Além disso, a tripulação de uma Ambulância Tipo A é composta por um técnico de enfermagem e um motorista.
Adquira sua Ambulância na Bem Estar Hospitalar!
As ambulâncias do Tipo A são essenciais para a remoção e transporte de pacientes que não sofrem qualquer risco de vida. Através dessas ambulâncias, as pessoas podem ter uma manutenção da própria saúde muito mais eficaz.
Na Bem Estar Hospitalar, você pode adquirir uma ambulância para a sua instituição hospitalar, clínica médica, promotora de eventos etc.
Seja qual for a sua necessidade para adquirir uma ambulância, aqui você pode ter um veículo totalmente tecnológico e útil para o atendimento médico. Portanto, se quiser comprar sua Ambulância Renault Master – Tipo A, clique no botão abaixo e solicite um orçamento.